A Oxidação e a Ferrugem
A
oxidação negra é o processo que consiste, basicamente, em forçar uma camada de
oxidação na camada superficial do aço carbono com o intuito de promover uma
proteção contra a ferrugem, de forma que aumenta a resistência à corrosão
significativamente.
Esta
oxidação também é chamada popularmente de “pátina”. Na verdade, qualquer tipo
de oxidação dos metais por processos naturais por exposição aos agentes
naturais, pode ser denominado desta forma.
Por
exemplo: Quando você corta alimentos ácidos (laranja, cebola, abacaxi, carnes,
etc) é normal que ocorra uma reação química entre o ferro (Fe) e as substâncias
ácidas presentes nestes alimentos, ocasionando manchas escuras, e isso é
extremamente normal, especialmente nas lâminas de aço carbono. Esta é a chamada
pátina.
A
oxidação se dá pela reação química do contato do ferro (Fe) presente na lâmina
com o oxigênio da atmosfera e também em ambientes úmidos. Substâncias salinas
tem um poder de oxidação e corrosão extremamente rápido neste processo.
Por
isso, recomenda-se a lavagem e secagem imediatamente após o uso, conservando
por muito mais tempo a integridade das suas facas, mesmo que a sua faca possua
a camada de oxidação escura para proteção.
Como Fazer a Oxidação Negra na Lâmina
Hoje eu mostro como você pode fazer o processo de oxidação
para proteger definitivamente as suas lâminas de aço
carbono.
Vale lembrar que esse processo não serve para as lâminas de aço inox, além do que as lâminas de aço inox não requerem esse mesmo cuidado.
Trata-se uma oxidação forçada, que também é conhecida com pátina. Nesse experimento, foi utilizado o vinagre de cozinha. Pode ser vinagre de qualquer tipo que você tiver disponível na sua casa, no caso usei vinagre de vinho tinto. Usei também o Bicarbonato de Sódio e um óleo desengripante, qualquer um que você tenha para poder barrar o efeito da corrosão forçada.
Eu reaqueci o vinagre para fazer mais um ciclo de mais 10 minutos para melhorar um pouco mais o escurecimento da lâmina. A intenção do aquecimento do vinagre é apenas para acelerar o processo de oxidação. O vinagre aquecido tem a capacidade de acelerar esse processo de oxidação. Ele frio também funciona, mas demora muito mais tempo, ele demora algumas horas para atingir esse mesmo resultado.
Fervi novamente o vinagre, reaqueci para poder ativar o efeito do ácido acético sobre metal.
Deixei a lâmina novamente imersa no vinagre por mais 10 minutos. Na
verdade, passou-se um pouco mais de 15 minutos, resolvi deixar um pouco
mais de tempo agora nesse segundo ciclo porque eu vi que já no primeiro ciclo teve
um bom resultado, então concluí que dois ciclos seriam suficientes.
Após esse segundo ciclo já deu para ver que teve um resultado bem satisfatório. Em seguida eu repeti o processo de lavagem da lâmina em água corrente para retirar o vinagre, sequei com papel toalha descartável com o cuidado para não tocar com as mãos.
Na sequência desta etapa é necessário barrar o efeito do ácido acético presente no vinagre sobre o metal, porque mesmo lavando com água e secando, o ácido acético ainda continua presente na superfície do metal, ele vai continuar oxidando e se permanecer, até começar a criar uma corrosão, uma ferrugem.
Com essa camada preta, bem mais escura agora, a lâmina fica protegida, só que tem também mais um passo importante para poder ‘fixar” essa oxidação negra e não permitir que ela se torne uma corrosão, que é a chamada ferrugem.
Como o óleo desengripante é um produto tóxico para consumo humano, você pode usar o óleo mineral, que não é tóxico, sendo ideal para facas utilizadas na preparação de alimentos. Tem um vídeo aqui no meu canal em que eu apresento algumas sugestões de óleos que você pode usar, inclusive, o óleo de cozinha na conservação das suas facas que são destinadas a alimentos.
Já nas facas, facões ou outras lâminas de uso não alimentício, podem ser aplicados os óleos desengripantes ou similares. Neste vídeo eu explico Porque a Faca Enferruja e Como Proteger a Faca da Ferrugem Fácil.
Eu apliquei o óleo desengripante, que pode ser o WD ou algum outro de sua preferência, apenas com a função de contribuir também com a mesma função do bicarbonato de sódio. Aplicando uma camada de óleo ajuda também a proteger e a inibir a formação de corrosão.
Como eu já falei anteriormente, o processo de oxidação tende a desprender um pouco de material do aço da superfície, então muito possivelmente, você talvez tenha que fazer uma reafiação. Às vezes passando o fio da lâmina no estropo de couro já é o suficiente para retomar a afiação da sua faca.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será muito bem-vindo. Lembre-se de prezar pela empatia e respeito ao autor, blog e demais usuários. Obrigado!