Certamente, você já sabia que Leonardo da Vinci foi um dos maiores cientistas, pintores, escultores e autodidatas de todos os tempos.
Sendo assim, eu separei “apenas” 21 de suas invenções dentre seus projetos ao longo de sua vida.
Vale lembrar
que nem todos esses projetos tiveram êxito na sua conclusão, porém, tiveram essencial
importância no desenvolvimento de muitas das tecnologias que conhecemos hoje.
Se você ainda não leu o artigo anterior, eu vou deixar um link AQUI para que você possa ler antes mesmo deste, combinado?
1 - Carro
Autopropulsionado
Este é um dos desenhos técnicos mais famosos de Leonardo, pois foi considerado o precursor do automóvel moderno.
O
carro podia ser ajustado para andar em linha reta ou seguir um
caminho curvo. Quando o mecanismo da besta era solto, molas transmitiam a
energia para as engrenagens ligadas a direção.
As rodas
de trás tinham engrenagens diferenciais para que pudessem girar independentemente.
No palco, um carro sem motorista podia se mover sem ser empurrado por
ninguém.
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Projeto do Carro Autopropulsionado |
2 - Guindaste Giratório
Esta máquina é capaz de girar 360graus e foi um dos diversos tipos de guindastes que foram projetados e usados por Brunelleschi na construção do domo da Catedral de Santa Maria Del Fiore, em Florença.
No guincho,
cordas e sistemas de polias com um contrapeso afixado na plataforma giratória,
possibilita que a carga seja içada.
A roda
dentada tem um mecanismo de segurança para impedir que rode na direção
contrária, o que faria com que a carga caísse.
Leonardo
analisava como essas máquinas funcionavam na expectativa de aprimorar sua
eficiência.
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Projeto do Guindaste Giratório |
3 - Odômetro
Esta máquina é usada para medir distâncias percorridas. O odômetro de Leonardo parece um carrinho de mão com rodas dentadas presas a ele.
Cada vez que
a roda do carrinho completa uma rotação inteira, ela move a pequena roda
vertical um dente à frente na engrenagem. Por sua vez, a roda horizontal também
é movida um dente a frente e libera uma pedrinha ou bolota de madeira que
está em um pequeno buraco, para dentro de uma caixa.
A distância
percorrida pode ser calculada contando a quantidade de bolotas ou
pedrinhas que foram coletadas na caixa e multiplicando pela circunferência da
roda.
Este projeto
é uma variação de um instrumento desenhado pelo arquiteto e
engenheiro romano Vitruvius.
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Projeto do Odômetro |
4 - Carrinho Operado por Manivela
Ao girar a manivela, a roda dentada se move e engata na engrenagem da corrente, assim aciona o eixo que gira a roda.
O movimento
é transmitido para apenas uma das rodas para que a outra possa se
mover a uma velocidade diferente, quando o carrinho estiver fazendo uma
curva.
Atualmente, o sistema
diferencial dos automóveis tem a mesma função, permitindo que o veículo
faça curvas.
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Projeto do Carro por Manivela |
5 - Parafuso Aéreo
As crianças desde os tempos medievais já brincavam com cata-ventos, onde as lâminas sobre um eixo rosqueado giram circularmente e se movem para cima e para baixo.
Leonardo,
provavelmente, se inspirou nessa ideia para que seu conceito de
parafuso ascendente. Quatro homens na base de uma plataforma central
empurravam as barras a sua frente para mover o eixo.
Conforme as
lâminas cobertas por tecidos giravam, um impulso para cima seria criado.
Esta máquina
que, provavelmente, nunca levantaria voo foi considerada a precursora
do helicóptero dos nossos dias.
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Projeto do Parafuso Aéreo |
6 - Projetor
Quando Leonardo fez este esboço, observou que o instrumento era capaz de lançar uma luz bonita e abundante.
O
projetor é uma caixa simples com uma grande lente de vidro de um dos
lados. A luz é produzida por uma vela.
Em Milão,
Leonardo usou esta invenção para projetar na parede formas e figuras
ampliadas durante apresentações teatrais.
Alterando
o tamanho do objeto projetado, ele conseguia criar sombras com bordas
nítidas ou borradas.
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Projetor de Leonardo da Vinci - Vista Interna |
7 - Piano Portátil
Leonardo produziu muitos esboços e projetos para instrumentos musicais.
Neste
instrumento, na parte de dentro, há um arco de crina de cavalo em
movimento contínuo, operado pelo músico através de um sistema de polícia e
um pêndulo enquanto caminha.
Um complexo
sistema de câmaras e polias move as cordas pelo arco e o som semelhante
ao de uma viola é produzido.
Este piano tem uma escala de três oitavas.
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Projeto do Piano Portátil |
8 -
Máquina Voadora Vertical
Neste projeto, o piloto deve ficar reto no centro de uma máquina enorme. O piloto precisa usar os braços, pernas e até mesmo a cabeça para mover os mecanismos deslizantes para cima e para baixo, para fazer essa máquina alçar voo.
Leonardo
estava utilizando todas as partes do corpo humano na tentativa de
maximizar a fonte de energia. A máquina tem 12 metros de comprimento com
uma envergadura de asa de 24 metros, e há uma escada retrátil de 12 metros
com amortecedores.
Leonardo
decidiu ser necessário ter dois pares de asas que batessem cruzadas, da
mesma maneira como um cavalo se movimenta.
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Desenho da Máquina Voadora Vertical |
9 - Mecanismo de Estudo de Peso (Guincho Composto)
Por outro
lado, os dispositivos com rodas dentadas e correntes tinham um risco
maior de quebrar sob tensão. Leonardo propôs que cada polia pudesse
içar uma unidade de peso, portanto, as 33 polias aqui mostradas conseguem
erguer 33 quilos ou libras, contrabalanceadas por apenas 1 quilo ou
libra de peso no final do cabo.
Mais voltas
e polias aumentavam a vantagem mecânica.
10 - Roda Volante
No projeto
de Leonardo, quando a manivela é virada com rapidez suficiente, as
quatro esferas elevam-se com força centrífuga até as correntes
ficarem na horizontal.
Quando a
velocidade máxima da rotação é atingida, as esferas e o eixo a ela
acoplado giram a uma velocidade constante. A roda volante mantém o
movimento e reduz o esforço necessário para sustentá-la.
Isso ajuda a estabilizar a rotação do eixo quando ele sofre pressão oscilante ou intermitente. O princípio já era conhecido por Leonardo na roda de oleiro.
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Desenho projeto de Roda Volante |
11 - Rolamentos de Esferas
As esferas
podem mover-se livremente em todas as direções e os carretéis giram em
seus próprios eixos. Como as esferas não se tocam, seu desgaste é reduzido.
Este
dispositivo foi usado por Leonardo em um projeto para um grande palco
giratório para um espetáculo teatral sofisticado da corte e Milão,
mas o palco acabou nunca sendo construído.
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Desenho Projeto do Rolamento de Esferas |
12 - Engrenagem Helicoidal ou Parafuso Sem Fim
Como atinge
muitas das engrenagens de uma só vez, ele distribui a força por uma área
mais ampla e reduz o risco de falha se alguma engrenagem quebrar
sob tensão.
Leonardo
estava desenvolvendo ainda mais os princípios do parafuso de Arquimedes.
Ainda hoje, sempre que a suavidade da transmissão é necessária, este
instrumento é muito utilizado.
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Desenho projeto de Engrenagem Helicoidal |
13 - Mecanismo de Bloqueio Automático
Em qualquer processo mecânico quando grandes pesos estão envolvidos, é importante que a roda de elevação não fique fora de controle se algo der errado.
Leonardo estudou
diversas variações para um sistema de travamento que bloqueia a rotação da
roda na direção errada enquanto o peso está sendo levantado. A garra
pressiona uma engrenagem na roda impedindo que esta gire para trás e
libere o peso.
Essa ideia, utilizada originalmente para carregar catapultas, é a base dos mecanismos de travamento por catraca em uso atualmente.
14 - Tanque
Para movê-lo,
oito homens dentro do tanque giravam as manivelas presas às rodas de rolar
que, por sua vez, estavam presas às quatro rodas grandes.
Em um
desenho de Leonardo, as rodas eram engrenadas para girar em direções
opostas.
Mas quem carregaria e dispararia os canhões? O conceito de veículo blindado apoiado por soldados de infantaria foi concretizado durante a Primeira Guerra Mundial.
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Tanque de Guerra Vista Parcial Interna |
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Desenho projeto de Tanque de Guerra |
15 - Besta Gigante
Quanto ao tamanho da sua besta, Leonardo escreveu que os braços abertos tem 42 comprimentos de braço, ou aproximadamente 24 metros as cordas esticadas e é montado em um carrinho com dois braços 1,1 metros de largura e 40 braços - 22,8 metros de comprimento.
O tamanho do
arqueiro no diagrama dá uma ideia das proporções. A corda do arco é puxada
bem esticada por um mecanismo com parafuso. Conforme mostrado no
canto inferior direito do diagrama, as rodas se inclinam para a
proporcionar uma base mais estável para o disparo.
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Desenho projeto da Besta Gigante |
16 - Carro de Foice
Leonardo expandiu a ideia romana de uma carruagem de guerra puxada a cavalo e sugeriu a adição de quatro foices grandes.
À medida que a carruagem se movia, as foices giravam cortando todos no caminho, mas os cavalos eram muito vulneráveis e, se disparassem fora de controle, as foices causariam estragos tanto as forças amigas, quanto inimigas.
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Carro Foice de Leonardo da Vinci |
17 - Ponte para Emergências
Esta ponte foi projetada para ser erguida rapidamente em tempos de guerra.
A ideia de
Leonardo era que a ponte pudesse ser construída por um grupo de soldados
no caso de uma emergência, usando pequenos troncos de árvore encontrados à
beira de um rio. Os troncos
são
entrelaçados e fixados sem uso de cordas ou pregos, de forma que quanto mais
pressão para baixo aplicada, mais as peças de madeira unem-se umas às
outras, deixando a construção mais segura.
Leonardo
chamava esta construção de Ponte de Segurança.
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Desenho projeto de Ponte para Emergências |
18 - Boia Salva-vidas
A boia original pode ter sido confeccionada em cortiça da casca leve do sobreiro, árvore muito comum na região do Mediterrâneo.
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Desenho projeto de Boia Salva-vidas |
19 - Nadadeira de Mão
Este projeto é uma imitação de um alemão com membranas natatórias. As nadadeiras usadas pelos nadadores de hoje em dia foram desenvolvidas com base em ideias semelhantes.
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Nadadeira de mão de Leonardo da Vinci |
20 - Escafandro para Mergulho
No projeto
aprimorado de Leonardo, uma túnica de couro à prova d'água reforçada por
uma armadura para impedir que a bolsa de ar seja comprimida em águas
profundas. Mangueiras flexíveis com junta de couro reforçadas por
espirais de metal, traziam o ar da superfície e válvulas regulavam seu
consumo.
As
mangueiras eram apoiadas por boias feitas de cortiça para que
flutuassem. Leonardo acreditava que essa roupa de mergulho
possibilitaria o conserto de cascos de navios em baixo d'água ou
viabilizaria o ataque os cascos de navios inimigos por exércitos de
mergulhadores.
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Desenho projeto de Escafandro |
21 - Equipamento para Respiração Subaquática
Os tubos são
feitos em bambu unidos por couro e envoltos em anéis de metal para
evitar que sejam esmagados pela pressão da água. Dois tubos fazem a troca
de ar para o mergulhador e uma válvula regula o fluxo de ar.
Uma roupa de mergulho baseada neste projeto, feita de couro de porco, tubos de bambu e cortiça, foi testada pela mergulhadora Jacquie Cozens em 2002, com algum sucesso.
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Desenho projeto Equipamento de Respiração Subaquática |
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