Neste vídeo eu apresento o processo de restauração de uma faca peixeira antiga. Como tirar a oxidação, ferrugem, como restaurar o brilho e como afiar a faca usando lixas.
Esta faca tem, aproximadamente, 40 anos. Possui muita oxidação, pois sua lâmina é em aço carbono, e por isso é normal que com o passar do tempo e utilização o material apresente oxidação, principalmente se não forem observados detalhes para a conservação em bom estado.
![]() |
Faca antes da recuperação |
Para a recuperação do aspecto visual do cabo de madeira, fui utilizada lixa d'água e posteriormente óleo vegetal, pois oferece uma proteção superficial contra umidade.
Assista ao vídeo no play acima e veja na prática todo o processo, a forma correta de utilização das lixar e suas respectivas gramaturas.
![]() |
Faca depois da recuperação |
SOBRE AS FACAS DE AÇO CARBONO E OS MESTRES CUTELEIROS
Diferentemente do aço inox (inoxidável), as lâminas de aço carbono requerem um cuidado especial durante e posterior ao seu uso. A lâmina sempre deve ser lavada e seca logo em seguida ao uso, mantendo assim, o menor tempo possível em contato com os alimentos, especialmente os produtos ácidos, como laranja, outras frutas, cebola, etc.
Por não possuir o Cromo (Cr), que é um elemento de liga na composição das facas inox (este elemento confere ao aço extrema resistência à oxidação e corrosão), o aço carbono sofre com os processos naturais de oxidação em contato com esses produtos ácidos, além da água e do oxigênio. Porém, tomando-se os devidos cuidados, sua faca poderá durar por muitos anos, sem perder em termos de vantagem frente às facas de aço inox. As lâminas de aço carbono de qualidade têm ótima retenção do fio de corte, resistência mecânica e o processo de sua fabricação é relativamente mais simples em relação às de inox. Antigamente, há séculos, as lâminas eram fabricadas exclusivamente em aço carbono, apesar de que o controle de Carbono em sua composição não era tão bem controlado como de algumas décadas para cá.Os Mestres Cuteleiros têm grande representatividade na confecção de facas, armas e ferramentas de corte até hoje, sendo um ofício milenar que requer muitos anos de experiência e conhecimento. São profissionais e verdadeiros artesãos.
Veja também: COMO RESTAURAR UMA FACA ANTIGA PASSO A PASSO
#CanalArteRetro
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será muito bem-vindo. Lembre-se de prezar pela empatia e respeito ao autor, blog e demais usuários. Obrigado!