Máquina de Escrever Antiga Remington Sperry Rand Monarch 2 - Relíquia

Apresento a Máquina de Escrever REMINGTON Sperry Rand modelo Monarch 2, uma máquina de escrever vintage, original, produzida e adquirida, aproximadamente, entre os anos de 1974 e 1975.

Este é um modelo de máquina de escrever manual importada, sendo todo o seu mecanismo fabricado na Holanda, e a sua capa de proteção fabricada na Itália.

Esta máquina de escrever está em poder de nossa família desde nova, e faz parte do meu acervo pessoal de peças antigas e vintage.

Este vídeo faz parte de uma série em que eu apresento diversos itens da minha coleção e faço uma breve menção sobre o contexto histórico dessas peças, sua relação com o período em que foram adquiridas e utilizadas por nossa família.

Esta máquina de escrever Remington foi adquirida nova, sendo destinada ao uso por parte de meus irmãos mais velhos, para a execução de trabalhos escolares e para treinar as habilidades como datilógrafo.

Era um período em que as escolas de datilografia eram muito comuns, e as pessoas que tinham o domínio sobre o uso dessas máquinas tinham melhores condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho da época.

Eu era muito criança nessa época, mas mais adiante, fiz uso também desta máquina de escrever para a elaboração dos trabalhos escolares, pois ainda nem se pensava em computadores de uso pessoal domésticos. Internet, então... nem pensar!

Hoje, a máquina de escrever antiga é objeto de desejo por parte de muitos colecionadores e restauradores. Este modelo de máquina de escrever Remington Sperry Rand Monarch 2 é um modelo vintage, raro de se encontrar, principalmente pelo seu bom estado de conservação e funcionamento.

Eu preparei um vídeo no meu canal em que eu apresento algumas características desta máquina de escrever antiga, o tipo de fita de impressão que ela utiliza que são de duas cores (preta e vermelha) e ainda faço a substituição dessa fita já velha por outra nova, de forma que eu mostro como o sistema automático da máquina funciona, pois durante a utilização da mesma, a fita faz o rebobinamento para reutilização várias vezes, até que perca a capacidade de impressão.

É bem legal ver como a tecnologia mecânica da época era bem funcional e eficiente, sem depender de energia elétrica ou de baterias. Algo totalmente diferente do que estamos acostumados hoje em dia.

Quando, naquela época, pensaríamos em computador de uso pessoal e impressoras eletrônicas? Viva a tecnologia!


Neste vídeo eu mostro todos os detalhes desta linda máquina:



#CanalArteRetro

Comentários