13 Curiosidades sobre a Mona Lisa de Leonardo da Vinci


Neste rápido artigo, eu apresento 13 CURIOSIDADES interessantes e que talvez você não saiba sobre uma das obras mais importantes e reconhecidas de Leonardo da Vinci – a Mona Lisa.

 


1 - O tamanho real de Mona Lisa é de 77 cm x 53cm.

2 - Mona é a ortografia empregada nos países de língua inglesa; Monna é italiano e, na verdade, é a grafia recomendada pelo Louvre.

3 - A Mona Lisa é conhecida como “La Joconde” na França e “La Gioconda” na Itália.

Francesco Del Giocondo
1465 - 1542

4
- A obra-prima está exposta no Museu do Louvre, em Paris, como “retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo”.

Museu do Louvre, Paris

Leonardo da Vinci
15/04/1452 - 02/05/1519

5
- Aos olhos de Leonardo, a Mona Lisa não está concluída. Ele começou a pintá-la em 1503, e acredita-se que a “tenha concluído” e, 1514, mas ele nunca pareceu muito satisfeito. Ela a manteve até sua morte, em 1519, continuamente retocando e reformulando-a.

Rei Francisco I
12/09/1494 - 31/03/1547

6
- Leonardo levou Mona Lisa da Itália para a França em 1516, quando o rei Francisco I o convidou para trabalhar no que hoje é conhecido como Chateau du Clos Lucé, em Amboise. Em 1518, o rei comprou a pintura por 4 mil escudos, e assim ela chegou em mãos francesas – não italianas.

Chateau Du Clos Lucé, França

Napoleão Bonaparte
15/08/1769 - 05/05/1821

7
- No início do século XIX, a Mona Lisa chegou a ser propriedade de Napoleão Bonaparte. Ele pendurou a pintura em seu quarto e também no banheiro, e por isso o verniz próximo aos olhos e ao queixo chegou a ser danificado pela água.

Vincenzo Peruggia
08/10/1881 - 08/10/1925

8 - Em 1911, um italiano que trabalhava no Louvre roubou a Mona Lisa e a escondeu por dois anos. Na época, ninguém sabia que a havia roubado, e a busca se espalhou pelos quatro cantos do mundo. Suspeitou-se até mesmo de Pablo Picasso, que foi interrogado pela polícia.

O ladrão, Vincenzo Peruggia, foi pego ao tentar vende-la para a Galleria degli Uffizi, em Florença, com a intenção de devolvê-la ao seu “legítimo lar”. Ele foi saudado na Itália pelo patriotismo, onde cumpriu poucos meses de prisão pelo crime.

Galleria degli Uffizi

9 - Apenas recentemente uma pequena mancha de tinta laranja foi encontrada na Mona Lisa, supostamente feita por Peruggia, que também pintava prédios.

10 - Até meados do século XIX, a Mona Lisa não era uma pintura famosa. Ela conquistou amplo reconhecimento somente quando artistas do emergente movimento simbolista a descobriram e a associaram a suas ideias a respeito da mística feminina.

11 - Em 1956, a parte inferior da pintura foi severamente danificada quando alguém a imergiu em ácido. No dia 30 de dezembro do mesmo ano, Ugo Ungaza Villegas, um jovem boliviano, danificou-a ainda mais ao atirar uma pedra na pintura.

Galeria Nacional de Arte de Washington

12
- De dezembro de 1962 a março de 1963, o governo francês emprestou a Mona Lisa aos Estados Unidos, para ser exibida na Galeria Nacional de Arte de Washington, D.C., e no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Metropolitan Museum of Art 
Nova Iorque

13 - Hoje, a Mona Lisa é considerada valiosa demais para ser transportada, e é mantida permanentemente atrás de uma redoma de vidro à prova de balas no Louvre. 


Gostou deste artigo? Aproveite também para ler os outros anteriores a este com mais riqueza de informação sobre a vida e obra de Leonardo da Vinci e o estudo mais aprofundado sobre a Mona Lisa. Clique AQUI para acessar estes artigos.


Você também pode assistir a esta apresentação: 



#CanalArteRetro

Comentários