Detalhes Sobre este Punhal
O Processo de Restauração
Inicialmente foram retirados os resquícios do antigo cabo original que parecia ser de um material sintético (não identificado), o que fez aparecer os três furos nos quais o cabo era preso à espiga.
Em seguida, a faca passou pelo processo de limpeza da camada de oxidação e ferrugem utilizando vinagre, que contém o ácido acético para remover a camada de ferrugem.
Após a faca ficar imersa no vinagre por um período, foi possível retirar facilmente essa camada de ferrugem lavando com detergente neutro, auxiliado por uma esponja de aço.
Foi realizado o lixamento completo fazendo uso de lixas com diversos grãos, partindo do grão mais "grosso" até chegar ao grão mais "fino", deixando um acabamento na lâmina próximo ao espelhado.
Apesar de a espiga possuir três furo para a fixação do cabo, eu optei por instalar apenas dois pinos de latão, já que pelo fato da faca ter dimensões tão pequenas, julguei desnecessário mais do que isso. Além dos pinos, aplique adesivo epoxi bicomponente para assegurar a sua fixação.
A parte da fabricação do cabo foi mais trabalhosa, justamente em virtude de seu tamanho tão pequeno, já que todo trabalho foi exclusivamente manual. Para a confecção das talas de madeira eu utilizei madeira de reciclagem, porém, de boa qualidade. Não sei informar qual o tipo de madeira, mas apresentava boa dureza e resistência.
Após a fixação das talas com os pinos de latão e o adesivo epoxi, deixei secar totalmente por 24 horas, para somente depois então usar lixas grossas para dar o seu formato, realizar o lixamento com diversas lixas de grãos variados até o mais "fino" e, finalmente, aplicar uma camada de verniz brilhante e transparente em spray para proteger a madeira e promover um acabamento visual.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será muito bem-vindo. Lembre-se de prezar pela empatia e respeito ao autor, blog e demais usuários. Obrigado!