Rádio Philips de Madeira Valvulado Antigo - Relíquia de Família

Imagem de Rádio Philips de Madeira Valvulado Antigo

Rádio Philips de Madeira Valvulado Antigo. Uma relíquia de família!

Você se imagina hoje em dia sem televisão, internet, rádio que você pode ouvir através do seu celular, pelo fone de ouvido? Como é que você se imagina sem as tecnologias, as facilidades de hoje em dia? É difícil imaginar, né? Mas há muitas décadas, 40, 50 e 60 anos era bem diferente.

O rádio era o principal meio de comunicação e de atualização de informações que as pessoas tinham. Existia a televisão, é claro, mas nem todos podiam ter um aparelho de TV em casa, e o rádio cumpria esse papel de trazer entretenimento e informação, e hoje eu trago para vocês uma peça, uma relíquia de família que é esse rádio Philips.

Este é um item de meu acervo particular. Trata-se de um Antigo Rádio Philips de madeira, com válvulas eletrônicas, e está em nossa família há mais de 60 anos, adquirido por meu pai, aproximadamente, na década de 1950.

Por que essa peça é tão importante para mim? Porque ela carrega consigo uma história, ela tem um enredo bem bacana. Esse rádio pertenceu ao meu pai, que era barbeiro, e usava esse rádio no seu salão de barbearia, ele o utilizava para compor a música ambiente como entretenimento, para alegrar um pouco o ambiente, isso é bem legal. 

O bacana é que ele está em pleno funcionamento. Ele é um rádio valvulado, caixa de madeira, acompanha consigo até algumas peças sobressalentes que foram guardadas na época. Acho que algumas são até usadas, mas em perfeito estado de funcionamento, o que hoje é uma coisa rara. 



Esse é um rádio Philips. Ele é de 1940 - 1950, uma peça bem interessante que carrega consigo toda uma história como eu falei, e a gente observa que ele é um rádio feito em uma caixa de madeira. Na época era muito comum utilizar esse material.

Existiam os rádios que tinham uma tecnologia de válvulas, eles eram valvulados, a caixa de madeira e alguns eram feitos de baquelite. A gente observa aqui um detalhe que apenas um dos botões não é original, é um botão de baquelite. Os demais parecem ser de um material plástico, mas são todos originais. Ele tem esse detalhe dourado na frente que dá um destaque bem bacana.

Mas tudo bem, o importante é a funcionalidade, hoje em dia acho que é extremamente difícil conseguir encontrar um botão exatamente como esse. Eu me lembro que desde criança ele já tinha esse botão trocado. Talvez tenha sido perdido ou quebrado o botão original.

Imagem da parte traseira e interior do rádio Philips de madeira valvulado antigo

Nesta imagem podemos observar o dial para sintonia das estações, exclusivamente para a frequência AM. Gira-se um dos botões do painel e o disco que compõe o dial faz o ajuste fino da emissora escolhida pelo ouvinte.

Foto imagem do painel dial de estações e logotipo do rádio Philips antigo

Por ser um rádio eletrônico valvulado demora um pouquinho até esquentar as válvulas, literalmente esquentar. 

Foto imagem da placa de identificação com número de série do antigo rádio Philips de madeira

Ele tem 47 Watts de potência e 50 Hertz pelo que estava observando aqui. Ele está sem aquela tampa de proteção, a tampa que fecha a parte traseira. Geralmente, prpduzina em material madeirite, aquela placa de "eucatex" toda perfuradinha, e que também tem a identificação da Philips com o número do modelo. Infelizmente, eu não tenho essa peça. Desde que eu era criança já não tinha essa peça.

Foto imagem de tampa traseira de um rádio Philips de madeira valvulado

Levantando a antena eu observo que a qualidade do som melhora, porque ele sintoniza através da posição desta antena. Há um fiozinho que vem de trás do rádio, que cumpre esta função de antena.


Imagem da parte traseira e interior do rádio Philips de madeira valvulado


O primeiro botão, da esquerda para a direita, liga-desliga e é o volume. O segundo botão eu não sei dizer exatamente, quando eu mudo, faço a comutação, ele mantém ligado mas não sintoniza nenhuma estação. Não sei se são ondas curtas e ondas médias, possivelmente.

O terceiro botão é o dial onde eu sintonizo as estações, e quarto e último botão eu percebo que é o ajuste entre grave e agudo do som.

Geralmente esses rádios antigos AM não tinham uma sintonia muito boa. Mas o interessante é saber que é um rádio que está em pleno funcionamento. 


Aqui temos algumas válvulas sobressalentes que meu pai havia guardado.  Desde que estamos com esse rádio nunca precisou substituir.

Imagem de caixas de válvulas eletrônicas do Rádio Philips de madeira antigo

Só o fato de possuir uma caixa dessa com a válvula já é uma peça de relíquia, já é
uma peça de colecionismo, porque praticamente não se fabricam mais há décadas esse modelo de válvula, então isso pode ser encontrado exclusivamente nas mãos de apenas alguns colecionadores, restauradores especializados em rádios antigos.


Imagem de uma válvula eletrônica do Rádio Philips de madeira valvulado

Válvula RCA. Super interessante. E pelo que eu observo, elas eram conectadas como sistema de plugue. Tem vários pinos que faziam os contatos ao conectar.

Imagem de válvula eletrônica de vidro do Rádio Philips de madeira valvulado

Eu acho uma tecnologia que, para época, era fantástica. Eu não sei se é porque eu olho com os olhos de um saudosistas... aquele olhar romântico, como a gente costuma dizer. 

Hoje este tipo de aparelho é objeto de desejo por muitos colecionadores e amantes do tema - rádio - exatamente por ter feito, de alguma forma, parte da história pessoal da vida de cada um, marcando-a em algum momento.

Conheça este rádio e veja-o FUNCIONANDO neste vídeo do Canal:





#CanalArteRetro

Comentários