Relógio de Parede Vintage da Década de 1970 | Marca Braseiko


Hoje eu trago para vocês um item de família, que é o meu relógio de parede Braseiko. Ele também tem uma história muito bacana e eu vou descrever sobre alguns de seus detalhes, o seu funcionamento e contar um pouquinho da história, como ele chegou até o meu acervo pessoal.

Este relógio vintage é da década de 1970, mais precisamente adquirido no início do ano de 1979. É um relógio da marca Braseiko transistorizado, funciona com uma pilha grande (tamanho D) e o sistema trabalha através do movimento de um pêndulo. Todo feito em madeira com visor de vidro no painel frontal e possui um calendário que indica o dia do mês e o dia da semana.


Além do pêndulo que movimenta o sistema, há duas correntinhas para o ajuste do calendário, uma exclusiva para o dia do mês e a outra para o dia da semana.


Este relógio ainda pertence a minha mãe. Ela o ganhou no ano de 1979 por ocasião da comemoração de Bodas de Prata - 25 anos de casamento. Meu pai a presenteou com esse relógio, tendo gravado o nome da minha mãe no painel do mostrador do relógio.

Ainda tenho a nota fiscal guardada desde a época de aquisição, do período de fevereiro de 1979, o manual de funcionamento de uso e operação do relógio. Uma raridade preservar uma peça ainda com seus documentos originais.


Este relógio, além de bonito, trabalha muito silencioso, não faz praticamente barulho algum. O pêndulo é o que faz com que o sistema funcione já que ele é transistorizado e trabalha com uma pilha. Tem um visual vintage, legal para um relógio dos anos 70 e, como eu falei, é um relógio já com 42 anos desde que foi adquirido e continua em perfeito estado de funcionamento.


Vale muito a pena preservar e manter numa sala de estar, por exemplo, decorando o ambiente além da sua própria funcionalidade, que é mostrar as horas com calendário dia do mês e o dia da semana.


Há uma função para ajuste das horas no pêndulo em que se pode regular o horário quando ele adianta ou atrasa, girando-se um pequeno disco roscado logo na parte inferior do pêndulo.

Espero que vocês tenham gostado desta peça do meu acervo dos anos 70, uma legítima peça vintage.


👉 Assista no player abaixo a demonstração deste relógio:



Veja também: Coleção de Relógios Antigos e Atuais | Peças de Acervo Pessoal


#CanalArteRetro



Comentários