Este relógio vintage é da década de 1970, mais precisamente adquirido no início do ano de 1979. É um relógio da marca Braseiko transistorizado, funciona com uma pilha grande (tamanho D) e o sistema trabalha através do movimento de um pêndulo. Todo feito em madeira com visor de vidro no painel frontal e possui um calendário que indica o dia do mês e o dia da semana.
Este relógio ainda pertence a minha mãe. Ela o ganhou no ano de 1979 por ocasião da comemoração de Bodas de Prata - 25 anos de casamento. Meu pai a presenteou com esse relógio, tendo gravado o nome da minha mãe no painel do mostrador do relógio.
Ainda tenho a nota fiscal guardada desde a época de aquisição, do período de fevereiro de 1979, o manual de funcionamento de uso e operação do relógio. Uma raridade preservar uma peça ainda com seus documentos originais.
Este relógio, além de bonito, trabalha muito silencioso, não faz praticamente barulho algum. O pêndulo é o que faz com que o sistema funcione já que ele é transistorizado e trabalha com uma pilha. Tem um visual vintage, legal para um relógio dos anos 70 e, como eu falei, é um relógio já com 42 anos desde que foi adquirido e continua em perfeito estado de funcionamento.
Vale muito a pena preservar e manter numa sala de estar, por exemplo, decorando o ambiente além da sua própria funcionalidade, que é mostrar as horas com calendário dia do mês e o dia da semana.
Há uma função para ajuste das horas no pêndulo em que se pode regular o horário quando ele adianta ou atrasa, girando-se um pequeno disco roscado logo na parte inferior do pêndulo.
Espero que vocês tenham gostado desta peça do meu acervo dos anos 70, uma legítima peça vintage.
👉 Assista no player abaixo a demonstração deste relógio:
Veja também: Coleção de Relógios Antigos e Atuais | Peças de Acervo Pessoal
#CanalArteRetro
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será muito bem-vindo. Lembre-se de prezar pela empatia e respeito ao autor, blog e demais usuários. Obrigado!