TITANIC: Como Era a Higiene a Bordo | Não Era Tão Maravilhoso Assim

 

Imagem com mulher se despindo para o banho e vista lateral do navio Titanic

Neste artigo, conheceremos como eram a higiene, banheiros e estilo de vida dos passageiros em diferentes classes sociais a bordo do lendário Titanic. Desde exames médicos obrigatórios até o luxo dos banhos, revelaremos como a vida a bordo desse icônico navio era muito mais complexa do que se imagina.

E agora, prepare-se para uma jornada surpreendente através das águas da história! 

(Você também encontrará este conteúdo narrado clicando AQUI)

O TITANIC

O Titanic é considerado um dos navios mais luxuosos que já existiram, porém, nem tudo era tão maravilhoso como parecia. Os procedimentos de higiene e os equipamentos a bordo do Titanic, assim como outros aspectos da vida social, eram controlados por critérios socioeconômicos.

Imagem digital mostrando o navio Titanic no mar aberto

Quanto mais baixa a classe, menos higiênico era. Os navios da época não eram lugares agradáveis, principalmente para os passageiros da terceira classe. Eles tinham que provar que estavam limpos antes de embarcar no Titanic, enquanto os passageiros da primeira classe aproveitavam de instalações de refeições, entretenimento e banho sofisticados para a época.

Imagem mostrando o Titanic no porto antes da partida e passageiros para embarque

Lançado em 31 de maio de 1911, o Titanic foi o maior navio já construído e sua época. Ainda que não tivesse afundado em 15 de abril de 1912, suas inúmeras características e tamanho enorme significavam que talvez nunca tivesse a oportunidade de examiná-lo completamente.

Imagem digital mostrando o navio Titanic navegando


O Titanic não era apenas uma maravilha da engenharia, mas também uma conquista artística significativa, com interiores extravagantes e designs impressionantes para a época. Foi construído para estar à altura da grandeza de seu nome, mas muitas dessas maravilhas estão agora submersas no Oceano Atlântico.

 A HIGIENE PESSOAL

Você já se perguntou como as pessoas no Titanic mantinham sua higiene pessoal? Vejamos a seguir alguns detalhes a respeito.

A terceira classe passava por exames médicos obrigatórios e de piolhos antes de embarcar. Os passageiros da terceira classe passavam por uma inspeção minuciosa antes de serem autorizados a embarcar no Titanic, a fim de prevenir infestações de doenças ou piolhos.

Passageiros em fila para obter visto antes do embarque no Titanic


Passageiros da primeira e segunda classe não passavam por nenhum tipo de exame, mas os detentores de bilhetes de terceira classe eram recebidos por uma equipe de cirurgiões liderada pelo Dr. William Francis Norman O'Loughlin, que liderava as autoridades de inspeção fora do navio. Se fossem considerados limpos e saudáveis, os passageiros recebiam um cartão de inspeção que os liberavam para o embarque.

Imagem do Dr. William Francis Norman O'Loughlin
Dr. William Francis Norman O'Loughlin


O Dr. William O'Loughlin liderou uma equipe médica a bordo do Titanic enquanto servia como cirurgião do navio e cirurgião sênior da White Star Line.

Dr. John Edward Simpson, o cirurgião assistente, cuidava dos passageiros da segunda e terceira classe. Houve relatos de que o corpo do Dr. William Dunford, encontrado após sua morte durante o naufrágio, continha um termômetro médico. Segundo relatos, ele trabalhava como enfermeiro.

Evidências sugerem que Evelyn Martin também atuava como enfermeira para passageiros da primeira classe, de forma análoga à posição de matrona de Catherine Wallace na terceira classe.

Além disso, o Dr. O'Loughlin e o Dr. Simpson examinaram a tripulação, certificando-se de sua aptidão para o serviço ao Capitão Maurice Harvey Clark, oficial de imigração do Conselho do Comércio.

A HORA DO BANHO

O banho era uma tarefa complicada, pois havia apenas duas banheiras disponíveis para a terceira classe.

Os ingressos de primeira classe tinham preços enormemente variados, desde 150 dólares, aproximadamente 1.700 dólares hoje, por uma cabine simples, até 4.350 dólares, cerca de 50.000 dólares hoje, por uma das duas suítes parlor.

Os ingressos de segunda classe custavam 60 dólares, cerca de 700 dólares hoje, e os passageiros da terceira classe pagavam entre 15 e 40 dólares, cerca de 170 a 460 dólares hoje.

Imagem de banheira de uso coletivo e pia em quarto de passageiros


Se uma única pia compartilhada por seis pessoas parece modesta, imagine que apenas duas banheiras estavam disponíveis para uso entre os mil passageiros na terceira classe, sendo uma para homens e outra para mulheres.

As oportunidades para banhos seriam mínimas. Se você fosse um passageiro da terceira classe, provavelmente passaria a viagem inteira sem tomar banho.

No entanto, se fosse um passageiro da primeira ou segunda classe e quisesse tomar um banho, você poderia agendar com um comissário, que agendaria um horário. O espaço para banho não era luxuoso, mas era gerenciável. Você seria direcionado para uma das salas de banho, que ficava próximo ao banheiro.

O USO DE BANHEIROS

Embora houvesse banheiros públicos no navio, a maioria das cabines não tinha banheiros privativos. Portanto, quem não comprou cabines luxuosas tinha que usar um penico fornecido em cada quarto. Passageiros enjoados frequentemente utilizavam esses penicos.

Imagem de objetos originais da época incluindo um penico


Somente algumas cabines no Titanic tinham banheiras privativas, uma das quais era ocupada pelo Capitão Edward Smith. Ele desfrutava de uma banheira de porcelana que podia ser preenchida com água doce ou água do mar, quente ou fria.

Imagem foto do Capitão Edward Smith
Capitão Edward Smith


Embora houvesse pias e banheiros em muitas cabines no Titanic, os banheiros da primeira e segunda classe não tinham um sistema de descarga automático. Os passageiros tinham que dar descarga manualmente, como fariam em terra.

No entanto, os banheiros da terceira classe tinham sistemas de descarga automáticos, pois havia o receio de que os passageiros da terceira classe, que geralmente usavam principalmente banheiros externos e penicos, não tivessem experiência com banheiros. Isso era feito por eles, já que eles poderiam não entender que precisavam dar descarga após o uso.

Além disso, a matrona Catherine Wallace oferecia ajuda aos passageiros da terceira classe, instruindo-os sobre como usar o banheiro. Wallace era responsável por auxiliar os imigrantes na terceira classe e, se necessário, ensiná-los a usar o banheiro. Rumores dizem que Wallace permaneceu a bordo do navio com os passageiros sob seus cuidados, morrendo com eles quando o Titanic afundou.

A ÁREA PARA FUMANTES

O navio era um paraíso para fumantes. Se você quisesse fumar um charuto, não precisaria ir longe em um navio carregando quase 8.000 deles. As várias salas de fumo que você encontraria como passageiro são descritas em detalhes pelos Museus Nacionais da Irlanda do Norte.

Após o jantar, os homens da primeira e segunda classe costumavam ir à Sala de Fumo, que também tinha áreas para beber e jogar cartas, se desejassem. A sala era equipada com móveis de carvalho combinando e decorada com vitrais magníficos e paredes de carvalho entalhadas.

Imagem de luxuoso salão a bordo do Titanic


A área de fumo, que também tinha um bar e cuspidores para tabaco de mascar, era um ponto de encontro popular para homens da terceira classe.

Mulheres não eram permitidas na área de fumo, então, se você fosse mulher no Titanic, teria que sufocar seu desejo de fumar ou ir até o convés para fumar secretamente. Os costumes sociais da época mantinham as mulheres separadas, e muitos homens usavam o ato de fumar na época como uma maneira de socializar com outros homens.

Em cada uma das classes sociais do Titanic, o gênero também criava uma divisão. O Senado conduziu um inquérito para investigar a catástrofe e o que havia dado errado. O estudo concluiu que a classe social não teve influência na distribuição dos botes salva-vidas e que isso não foi considerado ao colocar as pessoas nos botes após o naufrágio.

No entanto, de acordo com uma revisão da epidemiologia na saúde pública da Universidade de Southampton, práticas discriminatórias contribuíram para o alto número de vítimas na terceira classe, incluindo a inacessibilidade dos botes salva-vidas, a falta de tripulação de apoio e as rotas de fuga bloqueadas.

 

Esperamos que tenha desfrutado desta viagem fascinante pelas peculiaridades ocultas do Titanic!

Obrigado por nos acompanhar, e até o próximo mergulho nas páginas da história!

 

Você encontrará este conteúdo para assistir no nosso Canal do YouTube clicando na imagem abaixo:

Clique nesta imagem e assista ao vídeo


Comentários