A História de Leonardo da Vinci - Os Códices de Leonardo

Você certamente já deve ter ouvido falar de Leonardo da Vinci,  não é mesmo? Mas o quanto você sabe de sua história e suas contribuições para humanidade?

 Apresento uma série com cinco artigos falando um pouco sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, seus códices, um pouco de suas invenções  e, especialmente, sobre a Mona Lisa, uma das obras mais icônicas de Leonardo Da Vinci.

Quem foi Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é famoso por ser um  importante pintor e escultor renascentista e apesar de também ser engenheiro e  cientista, seu trabalho nessas áreas permaneceu desconhecido por muitos séculos.  

Foi apenas recentemente que a análise de todo o trabalho realizado por ele, nos levou a perceber  o verdadeiro escopo de sua genialidade. Ele foi realmente um dos grandes inventores, artistas,  cientistas e pensadores de todos os tempos.

Vinci, Itália
Vinci, Itália

Leonardo nasceu em Anciano, próximo à cidade  toscana de Vinci, em 15 de abril de 1452. Filho ilegítimo de um notário, Ser Piero e  da camponesa Caterina, viveu com o pai e a madrasta até os 14 anos, quando se tornou aprendiz  de um dos mais conceituados artistas fiorentinos da época: Andreia de Cioni, conhecido como Verrochio. 

Entre 1.466 e 1.476 Leonardo trabalhou com Verrochio em seu estúdio juntamente com outros  pintores famosos, como Perugino e Botticelli.

Verrochio
Andrea de Cioni (Verrochio)

Durante o período renascentista, os artistas eram  verdadeiros artesãos com grande conhecimento e apreciação pelas habilidades técnicas. Quando Da  Vinci pintou O Batismo de Cristo, que retratava um jovem anjo segurando a roupa de Jesus,  Verrochio ficou muito impressionado com a profundidade e as cores resultantes da nova  técnica de pintura a óleo usada por Leonardo.  

O Batismo de Cristo

Seu talento se tornou inegável e esse foi um dos  grandes momentos de sua vida profissional. E assim teve início a jornada de Leonardo de aprender  tudo o que pudesse ser conhecido. Ele não teve uma educação formal, não falava latim, tampouco  estudou com os clérigos, aprendia pelo poder da observação e da experiência, uma habilidade que  aplicaria a tudo o que fazia pelo resto da vida.

Um observador incansável. Leonardo era fascinado  pelo estudo da natureza, era grande estudioso da luz e sombra e se interessava pelos efeitos  criados por múltiplas fontes de luz em rostos e objetos. Essa profunda curiosidade sobre a  natureza transparecia em todas as disciplinas artísticas a que se dedicava. 

Era único entre  seus contemporâneos ao aplicar suas observações científicas no enriquecimento de suas pinturas  e esculturas, que demonstravam a extrema precisão e exatidão. Leonardo era também um estrategista  militar, tendo inventado o tanque, as balas e pontes.  

Na realidade, Leonardo fez notáveis  contribuições a todos os campos aos quais se dedicou, da geologia a astronomia,  da anatomia a cartografia. Ele sonhava em criar A Cidade Ideal, um ambiente saudável  que erradicaria o mundo da peste negra.  

Foi precursor da invenção do automóvel, aperfeiçoou o sistema de rolamentos e engrenagens e esboçou mecanismos para a construção de um robô. Mas  a nível primário, tudo se resumia ao seu grande encantamento pela natureza. 

Todas as invenções de  Leonardo são baseadas em princípios da natureza. Pode-se considerar uma grande tragédia  que as contribuições de Leonardo Da Vinci não tenham sido reconhecidas durante  sua vida, ou mesmo por muitos séculos após sua morte. 

Ele faleceu em  1519 em Amboise, na França. 

Os Códices

As observações científicas e técnicas  de Leonardo podem ser encontradas em suas anotações e esboços, dos quais cerca de  6.000 mil páginas ainda existem. Muitas delas foram reunidas em Códices, que são  antigos manuscritos em forma de livro.  

Pompeo Leoni
Pompeo Leoni

Pompeo Leoni, um escultor da corte espanhola,  obteve muitas das páginas remanescentes. Ele tentou organizá-las, por assunto uma tarefa considerável,  mas que resultou apenas na desorganização da ordem original das páginas, o que poderia ter sido  fundamental para entendermos o processo mental de Leonardo. 


Cada um dos novos livros criados por  esse processo é agora reconhecido como CÓDICE.  

- Códice Arundel

Códice Araundel
Códice Arundel

Essa coleção composta de um  manuscrito de papel atado por couro marroquino se encontra na Biblioteca Britânica em Londres.  Contém 238 páginas de tamanhos variados que foram cortadas ou removidas de outros manuscritos. A  maioria de suas páginas data do período entre 1480 e 1518. As anotações tratam de diferentes  temas, incluindo geometria, pesos e arquitetura.  

Entre elas, há notas sobre a residência real de  Francisco I em Romorantin, na França. 

- Códice Forster (Vol. 1 a 3)

Códice Forster
Códice Forster

Esses três manuscritos  atados com papel pergaminho estão em Londres no Victoria and Albert Museum. Eles são conhecidos  como o Forster volume 1 composto por duas partes, uma escrita entre 1.487 e 1.490 e outra em  1.505, Forster Volume 2, de 1.495 a 1.497 e Forster volume 3, 1.490 a 1496. Incluem estudos sobre  geometria, pesos e máquinas hidráulicas.

- Códice Atlanticus

Códice Atlanticus
Códice Atlanticus

Esse códice, mantido na  Biblioteca Ambrosiana em Milão, engloba toda a carreira de Leonardo de 1.478 a 1.519. Hoje  consiste em 12 volumes atados com couro e compostos de 1.119 páginas de diferentes tamanhos.  Muitos temas são abordados, entre eles: matemática, geometria, astronomia, botânica, zoologia e  artes militares. 

O nome Códice Atlanticus deriva do arranjo original das folhas em um único  volume maior, similar a um Atlas, e foi escrito por volta do final do século XVI, quando o Pompeo  desmembrou os manuscritos originais separando os seus desenhos técnicos e científicos  daqueles referentes a natureza e anatomia. Esses últimos, agora distribuídos entre outros  códices, principalmente na Coleção Real de Windsor.

- Códice Leicester

Códice Leicester
Códice Leicester

Esse manuscrito atado com couro  foi comprado por Bill Gates em 1.995. Ele é composto por 64 folhas dedicadas especialmente  a estudos de hidráulica e do movimento das águas, mas também inclui conhecimentos sobre  geologia e astronomia. São datados de 1.504 a 1.506.

- Códice Trivulzianus

Códice Trivulzianus
Códice Trivulzianus

Esse códice, abrigado na  Biblioteca Trivulziana do Castelo Sforzesco, em Milão, contém estudos sobre arquitetura e temas  religiosos, bem como várias páginas que registram o esforço de Leonardo para aperfeiçoar  sua educação formal. Infelizmente, apenas 55 das 62 páginas originais sobreviveram,  a maioria do período entre 1.487 e 1.490.

- Fólios da Coleção do Castelo de Windsor

Fólios do Castelo de Windsor
Fólios

Armazenados na Coleção Real do Castelo de Windsor, esses fólios compreendem,  aproximadamente, 2.345 folhas soltas com quase 600 desenhos de vários  tamanhos datados de 1.478 a 1.518 sobre anatomia, geografia, cartografia,  estudo sobre cavalos e até caricaturas.

- Códice Sobre o Voo dos Pássaros

Códice Voo dos Pássaros
Códice Voo dos Pássaros

Localizado na  Biblioteca Real de Turim, essa coleção reúne 17 das 18 páginas originais nas quais Leonardo analisou  detalhadamente o voo dos pássaros, principalmente, a mecânica do voo e a resistência do ar, dos ventos  e correntes. Essas páginas datam da época de 1.505.  

- Códice Ashburnham

Códice Ashburnham
Códice Ashburnham

Esses 2 manuscritos  unidos por papelão que se encontram no Instituto da França em Paris, são formados  por páginas roubadas dos códices A e B no século 19 e que mais tarde foram vendidos  ao Lorde Ashburnham. As coleções contém, principalmente, estudos pictóricos e desenhos  variados que, acredita-se, Leonardo tenha feito entre 1.489 e 1.492. A parte 2 trata apenas de pinturas.

- Códices do Institut de France  

Códice Institut de  France
Códice Institut de  France

Esses códices, que se encontram no Institut de  France, em Paris, são compostos por 12 manuscritos de papel etiquetados de A a M, atados por papel  pergaminho, couro e papelão. Seus tamanhos são variados, desde A7 (Códice M, 10 x 7 cm) a A4 (Códice C, 31 x 22 cm). Abordam uma grande variedade de assuntos desde ciência militar,  óptica, geometria, O Voo dos pássaros até hidráulica. A maior parte das páginas data dos anos de  1.492 a 1.516.

- Os Códices Madri

Códice Madri
Códice Madri

Esses 2 manuscritos foram descobertos na Biblioteca  Nacional de Madri, em 1966, atados por couro marroquino vermelho, após terem ficado perdidos por  anos. Para facilitar a identificação, foram chamados apenas de Madri 1 e Madri 2. Madrid 1 consiste  em 192 folhas escritas entre 1.490 e 1.496, muitas tratando de mecânica. Madri 2 é dedicado  a estudos da geometria e data de 1.503 a 1.505.

Você também pode assistir ao vídeo completo com esta apresentação:



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A Mona Lisa de Leonardo da Vinci – Quem foi a Mona Lisa

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